quarta-feira, 26 de maio de 2010

Salas de Informática – Porque usá-las?

No cenário mais promissor temos, enfim, um professor que consegue realizar atividades com seus alunos na Sala de Informática e que propõe atividades que os alunos possam realizar nesse ambiente no contraturno, como tarefas de casa, trabalhos, pesquisas e outras possibilidades. Evidentemente os alunos também podem fazer essas atividades em suas casas, desde que disponham de computadores e acesso a internet, mas mesmo assim eles tendem a vir para a Sala de Informática para fazer algumas dessas atividades quando elas são propostas para grupos ou como parte de trabalhos multidisciplinares.
Nesse cenário, raro, mas já visível em vários locais, recomendável seria que o professor usasse os recursos da web de forma compartilhada com seus alunos, troca e-mails com eles, bate papo no MSN, participa de comunidades do Orkut, de grupos do Yahoo e Google, manterem um blog compartilhado, usar materiais e recursos da rede e propor atividades on-line, síncronas e assíncronas.
Para um professor nesse nível de inserção com as TICs, a Sala de Informática já deixou de ser um ambiente “extraclasse” e passou a ser uma extensão da sua sala de aula e esta, muitas vezes, já extrapolou até os muros da escola e se estendeu pela rede, na forma de EAD e comunidades virtuais de ensino e aprendizagem. Para esses professores esse artigo é, obviamente, inútil, mas para todos os outros talvez haja algo que possa ser repensado e, quem sabe, “pelo menos tentado”.

Segundo pesquisas recentes foi constatado que para aprendemos usamos:
• 83% visão;
• 11% audição;
• 3,5% olfato;
• 1,5% tato
• 1% gustação.
e que retemos:
• 10% quando lemos;
• 20% quando ouvimos;
• 30% quando vemos;
• 50% quando vemos e executamos;
• 70% quando ouvimos e logo abordamos;
• 90% quando ouvimos e logo realizamos.

Através da Informática, podemos acelerar todo esse processo. Utilizando recursos com a Internet, Softwares Educacionais e atividades multimedia personalizadas, aliados ao embasamento pedagógico, a Informática constitui-se numa poderosa ferramenta para a formação.
Por tudo isso, é recomendável que cada escola possua uma a Sala de informática onde, uma vez por semana, o professor leve seus alunos para que possam reforçar todo o conhecimento adquirido em sala de aula de maneira lúdica, prática e eficiente.

3 comentários:

  1. Conscientizar o professor da importância de se utilizar outros recursos pedagógicos como as novas tecnológias é essencial, muitos ainda resistem ao contato com as novas possibilidades de trabalho, mas não restam dúvidas que esse é um caminho sem volta, a tendência é que o professor esteja em contínuo processo de formação quanto as novas tecnologias e seus recursos e neste processo ganha o professor e ganha o aluno.

    ResponderExcluir
  2. O professor deve buscar está sempre atualizado para que possa transmitir aos seus alunos o uso das novas TIC's.
    Assim,concientizará os seus alunos a maneira correta de fazer esse uso, onde o aprendizado se tornarásatisfátorio à todos.
    Parabéns ótima pesquisa!

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvida a informática é uma aliada a práxis educacional. Alguns professores precisam perder o medo de encarar essa nova realidade, buscando se atualizar para que possa acompanhar toda essa evolução tecnológica,trazendo para a sala de aula uma nova e eficaz ferramenta pedagógica.Assim o professor motiva seus alunos e, juntos, revisam conteúdos adquiridos em sala de aula de maneira prazerosa, além de proporcionar aos alunos outras formas de construir o conhecimento.

    ResponderExcluir